sábado, 19 de agosto de 2017

63 - Antologia CTMAD - ANTÓNIO VERMELHO DO CORRAL


- Formação académica e profissional: Administração Ultramarina; Ciências Sociais e Políticas; Ciências Antropológicas e Etnológicas; cursos complementares académicos e de formação profissional.
- Docência: Professor de Sociologia na Escola de Enfermagem de São José de Cluny, Funchal; na Escola de Enfermagem Artur Navarra, Hospital de Santo António, em Lisboa; e na Força Aérea Portuguesa, Centro de Instrução da Ota (Cursos de Sargentos e Oficiais).
Literatura e Português no Seminário do Funchal; Português, História, Geografia e Ciências Sociais em estabelecimentos de ensino públicos e privados.
Assistente e Assistente convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL – Departamentos de Geografia e Planeamento Regional e de Antropologia).
Professor Auxiliar convidado e Secretário-Geral: Universidade Internacional (UI); Instituto Superior Politécnico Internacional (ISPI); Universidade Internacional da Figueira da Foz (UIFF).
Coordenador do Instituto de Investigação Científica e de Pós-Graduação da UI.
Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (actualmente).
Delegado Nacional dos Professores licenciados em Ciências Sociais junto do Ministério da Educação Nacional.
- Investigação: Investigador, formador e consultor técnico em Ciências Sociais Aplicadas da Empresa ANTROPOS – Sociedade de Estudos de Sociologia e Antropologia, Limitada (15 projectos); Estudo sobre o impacto social para o lançamento de um plano de rega na margem esquerda do rio Tejo, na área sul do Ribatejo, FCSH/UNL (IICT e Departamento de Geografia e Planeamento Regional); pesquisa etnológica das etnias Mumuílas, Mucuíssas e Mucubais, em Angola; estudos sobre a situação recente dos índios ou seus descendentes nos Estados do Texas e do Novo México (EUA).
Bolseiro da ex-Emissora Nacional e do Instituto de Investigação Científica e Tecnológica (IICT).
- Áreas de interesse: Etnologia Regional; Medicina Popular e Tradicional; Antropologia do Simbólico, Antropologia Jurídica; Processo ritual e tradição em comunidades rurais.
Como membro de Associações Científicas tem participado activamente nos respectivos trabalhos e apresentado diversas comunicações em congressos, seminários, colóquios, palestras e conferências, com trabalhos publicados.
- Actividade Técnico-profissional: Director do Emissor Regional do Arquipélago da Madeira (ERAM – ex-EN); Secretário da Comissão Consultiva para os Refugiados (MAI), cujos serviços montou e organizou, quando Secretário Geral do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) o dinamarquês Senhor Poul Hartling, que os considerou como os mais eficazes, mais eficientes e melhor organizados no mundo; Gestor Executivo do Projecto de Assistência Jurídica assinado entre o Governo Português (MAI) e o Alto Comissariado das Nações Unidas Para os Refugiados (ACNUR-ONU); Membro de Grupos de trabalho preparatórios em áreas específicas para a entrada de Portugal na CEE; Participação posterior em Grupos de trabalho por áreas específicas inclusive a primeira Presidência de Portugal na CEE (hoje UE) no primeiro Semestre de 1992; Membro do Grupo de trabalho para os aspectos operacionais e de coordenação para execução do Tratado sobre Forças Convencionais na Europa (CFE) ligado ao processo da Conferência de Segurança e de Cooperação na Europa (CSCE); Director da Direcção Regional de Faro do SEF/MAI, a segunda maior do País.
- Outras: Presidente da Secção de Antropologia, Vice-Presidente da Secção de Etnografia e da Comissão de História e Filosofia das Ciências, Secretário da Secção de Estudos do Património, da Secção de Instrução Pública, da Secção de Turismo e da Secção de Ciências da Comunicação, e vogal de outras Comissões e Secções da Sociedade de Geografia de Lisboa; Vice-Presidente da Assembleia Municipal do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo no período 2005/2009; Director do jornal regional ECOS DA MAROFA, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, Janeiro-2007/Agosto-2011. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Arqueólogos Portugueses (Museu do Convento do Carmo).
Colaboração em jornais, revistas e na Enciclopédia VERBO. Pertence a várias instituições científicas.
- Bibliografia Principal: Direito de Asilo e Estatuto do Refugiado, compilação de legislação, Lisboa, 1981, edição SEF/MAI; Medicina Popular Tradicional. Religião, Superstições na Cultura Ribacudana. Edição da C. M. do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. I vol. 2004 e II vol. 2005; Processo Ritual e Tradição em Portugal a partir da Cultura da Zona de Riba Côa. Figueira de Castelo Rodrigo, Editora Apenas Livros, I vol. 2012 e II vol. 2013, com apoio da SGL.
- Sócio fundador e Director da APSPCI; sócio fundador e Director do IHBC; sócio fundador da CIT.


 O trabalho que enviou para a Antologia intitula-se: "A ENCULTURAÇÃO COMO PROCESSO DE APRENDIZAGEM".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Breve História da Arte

                          https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-arte-susie-hodge/22237887