domingo, 13 de agosto de 2017

61- Antologia CTMAD - Maria Otília Lage


Maria Otília Pereira Lage

Residente em Rio Tinto - Porto, é natural de Trás-os-Montes, Carrazeda de Ansiães, onde exerceu as funções de Deputada da Assembleia Municipal, desde 2009.
Licenciada em História, pela Universidade do Porto (1976), Mestre em História das Populações (1995) e Doutora em História Moderna e Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho (2001), onde foi investigadora e docente, tem um pós-doutoramento em novos estudos sociais e históricos, pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2009). É Pós-Graduada em Biblioteconomia, Arquivística e Documentação (1979) pela Universidade de Coimbra e Especializada em Administração Escolar pelo IPP - Instituto Politécnico do Porto (1992).
Docente, bibliotecária e documentalista, foi bibliotecária nos serviços centrais do IPP e docente no Curso de Gestão de Património da ESE- Escola Superior de Educação do Porto, desde 1989. De 1995 a 2009, exerceu os cargos de chefe de divisão e directora de serviços de documentação e publicações no IPP, tendo também sido responsável pela dinamização das bibliotecas de todas as escolas do IPP e pela criação e desenvolvimento das bibliotecas da ESEIG- Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão e ESTG- Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras. Foi autora, coordenadora e docente do curso CTDI - Curso de Tecnologias de Documemtação e Informação da ESEIG, membro do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico desta Escola, de 2001 a 2003.
Actualmente é docente da Universidade Lusófona do Porto, Coordenadora Científica do Mestrado em Educação e Bibliotecas da mesma Universidade e Investigadora do CITCEM da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordenadora de projectos nacionais e europeus, é desde 2001 a Coordenadora do Centro de Língua e Cultura Chinesa e dos Cursos de Mandarim do IPP.
Orientadora e arguente de teses de doutoramento e mestrado em Demografia Histórica, História das Populações e Bibliotecas, é também autora de cursos, livros, artigos, conferências e comunicações a congressos em Estudos Sociais e Históricos e Ciências da Educação, Documentação e Informação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma ideia peregrina