sexta-feira, 16 de junho de 2017

Dia de Santo António de Lisboa


Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra

Dia bem passado, com missa às 10h30 na igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica; e de tarde, às 17h00, na baixa alfacinha a tomar parte na procissão de Santo António que do largo desse titulo partiu a percorrer as ruas de Alfama. Presidiu o Bispo auxiliar do patriarcado D. Nuno Brás, e devo adiantar que foi das maiores procissões que nestes últimos anos assisti na cidade de Lisboa. Se bem interpretei os fieis estão a aperceber-se que não é com promessas políticas que o ser humano encontra a felicidade, mas no relacionamento com o que de divino nos dá força e anima.
Festa preparada com uma trezena que decorreu de 1 a 12 de Junho, nas missas das 11h00 e das 17h00 no santuário de Santo António à Sé, pelo pregador frei Bruno Peixoto, 0FM., esta festividade alfacinha é das mais notáveis e concorridas por ser Santo António o padroeiro da cidade e ocorrer a celebração em tempo de festas populares.
Nesta procissão vi perfilar além de Santo António, também São João Baptista, São Miguel, Santo Estevo, São Vicente e São Tiago, que me desculpem outros que não terei identificado.
 Santo António nasceu em Lisboa, junto à Sé. Foi frade Agostinho em São Vicente de Fora, e posteriormente foi para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde se tornou franciscano. Em 1221 viajou por Itália e França a convite de São Francisco para pregar contra os albigenses. Depois foi transferido para Bolonha, e de seguida para Pádua, onde faleceu aos 36 anos. Fernando de seu nome baptismal, tomou o nome de António ao entrar na Ordem dos Frades Menores Franciscanos, este santo que nascido, em Lisboa, a 15 de Agosto, se supõe de 1191-1195? – e falecido em Pádua, a 13 de Junho de 1231 é das mais importantes figuras da história de Portugal.
 Notável Doutor da Igreja, que viveu nos termos do século XII e inícios do séc. XIII. Hoje como então, a sua presença mantém-se viva e a arrebatar multidões que a ele recorrem a pedir protecção. É disso exemplo festas como a que hoje se pode ver na cidade de Lisboa, e por essas terras fora onde Santo António é padroeiro e festejado. Casa santuário onde nasceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário