terça-feira, 21 de março de 2017

Umas verdades


Parece que o presidente do Eurogrupo disse para aí umas verdades. Jeroen Dijsselbloem, acusou o Sul da Europa de desperdício de dinheiro em "copos e mulheres", durante a crise que conduziu aos resgates financeiros de países como Portugal, Grécia ou Espanha.
Se é em “copos e mulheres”, não o sabemos, mas que é em qualquer coisa, lá isso é. E qualquer coisa que não condiz nem com os preceitos morais nem éticos, com os quais a Europa foi fundada.
É claro que a escumalha veio logo dizer “cobras e lagartos” do holandês. É claro que Jeroen Dijsselbloem tem razão no que diz respeito aos países do sul, quanto aos gastos e quanto à solidariedade dos países do Norte relativamente aos países mais afetados pela crise das dívidas soberanas.
A escumalha pode não gostar do que ouviu, mas o que ouviu é a verdade:
"Como social democrata, eu atribuo uma importância excecional à solidariedade. Mas também há obrigações a cumprir. Não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e, depois, pedir ajuda".
Mas Jeroen disse mais. Disse que a solidariedade na eurozona só pode ser assegurada se todos os governos cumprirem as regras da dívida e do défice. E acrescentou: "A ideia de que o facto de ser rigoroso no cumprimento de regras e regulamentos, e de os levar a sério, significa que estou a atacar alguém é profundamente errada".
Tudo isto é verdade, com é verdade que Portugal, em quarenta anos, já foi quatro vezes à BANCARROTA (2011, foi a quarta), e para lá caminha pela quinta vez a passos largos.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que o homem tem razão,só que empregou uma metáfora mas os inteligentes do meu país ficaram ofendidos,não gostam de ouvir as VERDADES

    ResponderEliminar

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...