sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

  Sessenta anos depois…

Por: Costa Pereira - Portugal, minha terra

Sessenta anos depois de domínio castelhano sobre Portugal, um grupo de quarenta Conjurados pôs fim à subjugação a Castela, em 1640. Caí a Dinastia Filipina e surge a Dinastia de Bragança, com D. João IV.De novo  Portugal recupera a sua  interdependência e a nobreza faz valer o seu aprumo, coragem e patriotismo. Evento a recordar, ensinar,  respeitar e a nunca esquecer.
Designado por Primeiro de Dezembro ou Dia da Restauração é uma data que Portugal comemora anualmente com pompa e circunstância desde o tempo da Monarquia Constitucional . Tão importante, que até os republicanos logo em 1910, decidiram passa-lo a feriado nacional como medida popular e patriótica. Menos louvável foi a decisão de XIX Governo Constitucional que em 2012 revogou a lei passando o feriado a ser comemorado em dia não útil. Aqui o governo da “geringonça” tem o meu aval ao repor de novo o dia 1º de Dezembro como feriado nacional.
Bem basta os pontapés que se tem dado às tradições, aos princípios e aos valores espirituais, morais e sociais que tornaram Portugal conhecido e respeitado em todos os cantos do mundo, senão ainda ver desfeitear as suas datas históricas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quadras ao 25 de abril

                                          Era uma vez um país Onde o pão era contado Onde quem tinha raiz Tinha o fruto assegurado. ...