domingo, 23 de outubro de 2016

O Vinho na Ponta da Língua


Virgilio Gomes
Título: O Vinho na Ponta da Língua
Autora: Maria João de Almeida
Editora: Saída de Emergência
ISBN: 978-989-637-998-8
Que bom encontrar livros como estes. No meio de tanta publicação em livro, com linguagens complexas ou com receitas que ninguém faz, este livro é para consulta permanente e para ajudar a descomplicar os discursos que muitas vezes se fazem sobre o vinho. Desde cedo aprendi a beber vinho mas sempre com a grande lição de meu avô materno que me disse se tens sede bebe água, o garante vai ajudar a que a comida te saiba melhor! Grande lição que continua acompanhar-me.
Conheço bem a autora e tenho acompanhado o seu percurso no meio do vinho onde pontuavam homens. Devagar, e compassos muito certeiros, granjeou um lugar de prestígio inabalável. Aprendi, também, a ser seu amigo e a partilhar conhecimentos que não devem ficar aferrolhados em gavetas.
O vinho entrou na moda. O vinho sempre foi um produto de grande consumo mas agora aprendemos a consumi-lo com maior seletividade. Muitos ficam perplexos com o linguajar dos vinhos e, possivelmente, assustados com o comportamento de alguns sommeliers não profissionais (que não gostam da palavra escanção), quando em verdadeiro ato de exibição discursam sobre castas e qualidades vínicas quando escolhem ou provam um vinho num restaurante. Tem é que se aprender a beber e gostar de um vinho. Muitos discursos são para esquecer desde que nos saiba bem e que acompanhe bem, os alimentos.
Ora este livro é para todos e em especial para aqueles que querem aprender um pouco mais sobre vinhos. Aprender sem complicar ou consultar quando lhe surgirem dúvidas.
Já em anterior livro a autora tinha surpreendido com o título “112 Conselhos para Perceber de Vinho”, 2008, e na crónica que sobre ele escrevi, na introdução fazia um comentário semelhante: O vinho sempre foi um produto popular, adquirindo uma postura snob nos últimos tempos, sentindo-se o consumidor comum baralhado e incapaz de acompanhar as modas, os novos vinhos, e as suas classificações. Pois com o livro que hoje vos sugiro fiquem descansados: as respostas estão quase todas no livro e que vos ajudará a sentirem-se quase escanções, ou melhor, consumidores informados sobre o que é fundamental num vinho.
De linguagem simples, a ilustrações que funcionam melhor do que fotografias, este livro é para ter por perto para responder à vossa curiosidade e não se sentirem desinformados sobre vinho. Depressa comprar o livro! E não esqueçam que a sua refeição sairá mais animada no gosto e no espírito com um pouco de vinho.
Constituído por treze capítulos, número da sorte, começa por Entrar no mundo do vinho: como desenrascar-se!, O vinho no restaurante e em casa, Decantar ou não?, As temperaturas do vinho, Tipos de copo, A análise sensorial, Os utensílios do vinho, Armazenar vinho em casa, Champanhes e outros vinhos espumantes, Generosos: Portos, Madeiras e Moscatéis, Enoturismo – As viagens do vinho, Harmonizar vinho e comida e Vinhos para tudo e mais alguma coisa.

© Virgílio Nogueiro Gomes
http://www.virgiliogomes.com/index.php/livros-pt/793-o-vinho-na-ponta-da-lingua

Sem comentários:

Enviar um comentário

O excedente e as aldrabices

Todos sabemos qual foi a narrativa em 2015, utilizada pelo dr. Costa para poder formar a geringonça: Troika, Passos, etc. Durante 8 anos...